14 outubro 2010


Villagers é um projecto a solo/ pressuposta banda ao vivo do irlandês Conor O'Brien que é, definitivamente, uma das melhores revelações das últimas temporadas. O seu género musical situa-se entre Kings of Convenience, a grande era de Radiohead e até Arctic Monkeys.

A sua música é muito marcada pela extraordinária beleza lírica das composições de Conor, pela sua muito característica melódica guitarra e magnífico sotaque.
O que mais me cativou nesta banda foi, realmente, a aparente facilidade com que cria excelente música. Apesar de poder parecer confuso, é exactamente isto que sinto. Sinto, também, uma intimidade muito própria, derivada dessa facilidade, com as músicas que também assim se caracterizam, íntimas.
Relativamente ao seu álbum de estreia, inteiramente composto e tocado por Conor, tenho que o felicitar porque é, efectivamente, uma compilação perfeita de música . A Domino apostou e bem na única banda irlandesa no seu reportório e dar-lhes-á, com certeza, a liberdade merecida para constar no inventário musical global. Ou seja, Conor O'Brien vai mesmo criar melhor música.
Quanto aos próximos lançamentos, estou altamente expectante e irei, definitivamente, acompanhá-lo na sua, ainda curta, carreira musical.

Como de costume, deixaria algumas músicas para ouvirem, só não fosse o inconveniente facto de ter que deixá-las a todas. Ainda assim, aconselho-vos:
The Meaning Of The Ritual:http://www.youtube.com/watch?v=KOvGeo-MNts&feature=related
That Day:http://www.youtube.com/watch?v=L-HDkpgWZDM&feature=channel
Ship Of Promises:http://www.youtube.com/watch?v=OQ6_ValNYiU&feature=channel
Becoming A Jackal:http://www.youtube.com/watch?v=hg0UsO5SFb8&ob=av3e

Por fim, despeço-me com uma felicidade imensa por ter a oportunidade de vos apresentar esta banda.

1 comentários:

marco costa disse...

welcome back joao! há largos meses ausente espero que o regresso seja cheio de mais novidades.

Abraço,

MC