ano de 91 - vinte anos - qual o album mais marcante?

A propósito de ano que agora começa e de como fazem 20 (vinte!) anos sobre a primeira edição de vários álbuns e várias bandas que marcaram toda a nossa juventude (e quiçá vidas… reencarnações… e derivados) resolvi elaborar uma listinha desse magnífico ano para que os sócios da estante, isto é, todos os leitores, possam opinar sobre qual álbum deveremos prestar a devida homenagem. Sugiro assim que comentem a listagem para que a possamos ordenar (numeração apenas indicativa à medida que me fui lembrando...).
Ora,

1. Pearl Jam – “Ten”
2. Nirvana – “Nevermind”
3. Pixies – “Trompe le monde”
4. Metallica – “Metallica”
5. U2 – “Achtung Baby”
6. My Bloody Valentine – “Loveless”
7. Guns and Roses – “Use your illusion I & II”
8. Blur – “Leisure”
9. R.E.M – “Out of Time”
10. Massive Attack – “Blue Lines”
11. Primal Scream – “Screamadelica”
12. Dinosaur Jr. – “Green Mind”
13. Teenage Funclub – “Bandwagonesque”
14. Smashing Pumpkins – “Gish”

Caso queiram sugerir outras entradas por favor estejam à vontade. Ano 1991, por favor. Conto com todos para celebrarmos esta fantástica colheira de 91’.

Comentários

Skinny disse…
Na minha opinião, perante a lista que apresentas, o melhor álbum desse ano foi "Blue Lines" dos Massive Attack mas penso que o "Nevermind" dos Nirvana também tem de ser levado em muita conta por tudo o que representou e por ter marcado uma grande parte da nossa geração. Grande Abraço
Samuel disse…
Boas escolhas para o ano 91
Desses eu nomearia dois, Nirvana e Smashing Pumpkins
Milton disse…
Vários... mas o que mais me marcou foi Metallica.

Nesta lista falta um álbum também relevante em 1991: Sepultura "Arise"
Nuno Baptista disse…
Boa lista, sim senhor. Não é simples fazer uma análise a esta lista, se o Nevermind marcou os nossos tempos, lá está, também o Blue Lines teve o seu dedo. No meio de tudo isto temos o considerado álbum do ano Screamadelica que não lhe tirava uma única música... Mas lá está, sou suspeito para esta vertente... de qualquer forma, esta lista está soberba.
Figueirolas disse…
Ehh pá, assim à primeira, e respeitando a lista que foi publicada, inclino-me para o “Trompe le monde”, dos amigos Pixies...
BR disse…
É difícil de ignorar qualquer um pois quase todos eles têm algo de marcante.
Destaco sem qqr ordem:

Pearl Jam - "Ten" -> Definiu o estilo "gunge".

Nirvana - "Nevermind" -> Na sua tentativa de plágio do "Surfer Rosa", Cobain criou um dos melhores e mais marcantes de sempre.

U2 - "Achtung Baby" -> em 30 anos até fizeram um álbum que consigo ouvir.

My Bloody Valentine – “Loveless” -> O verdadeiro e provavelmente único "Noise" Rock

R.E.M – “Out of Time” -> O ultimo que ouvi deles, depois veio a comercialização.

Massive Attack – “Blue Lines” -> Nunca o suportei!

Guns and Roses – “Use your illusion I & II” -> Tinha 17 anos e tb fui ver o "Terminator 2"

Primal Scream – “Screamadelica” -> Sem palavras!!! Poderemos ver na integra Live no Optimus 2001.

Pixies – “Trompe le monde” O melhor trabalho dos Pixies, a sua verdadeira obra prima. O meu favorito de sempre.
João Santos disse…
estou-me a lembrar do 'blood sugar sex magik' dos Red Hot Chili Peppers que tambem me bateu muito logo na altura...