Pete Philly and Perquisite – Mind.State (Anti, 2005)


Depois de verificar no arquivo mais recente do blog que não se tem falado de Hip Hop decidi chegar-me à frente para falar de um álbum que, apesar de ter visto a luz do dia em 2005, só descobri na recta final de 2006 (shame on me!). O álbum que recomendo é Mind.State do dynamic-duo de Amsterdão Pete Philly (MC) e Perquisite (produtor), dois holandeses que dificilmente poderiam ter desejado melhor estreia. Pete Philly, um MC respeitado na Holanda mas a carecer de divulgação fora do seu país, e Perquisite, um músico de formação mais ligada ao jazz (começou a tocar violoncelo com 8 anos) que despontava como talentoso criador de beats, juntaram-se em 2002 e desde o início as consequências desta colaboração foram bem proveitosas.

Mind.State é um disco conceptual que parte de uma premissa simples e ainda assim arriscada – cada música pretende retratar um estado de espírito, emoção ou sentimento (o alinhamento é bastante elucidativo: Relieved, Insomnia, Motivated, Eager, Lazy, Respect, Cocksure, Conflited, Grateful, Mindstate, Mellow, Paranoid, Cheeky, Hope e Amazed). O que resulta deste conceito é um disco fortíssimo, ambicioso, honesto quanto baste para não soar pretensioso e tecnicamente muito acima da média. Perquisite não disfarça as suas influências e os elementos do jazz estão bem presentes alicerçando um conjunto de sonoridades que vão desde a Soul ao Break-Beat , da clássica ao Grime, o que confere ao álbum uma sonoridade eclética minuciosamente executada. Pete Philly revela-se um MC de flow irrepreensível, extremamente imaginativo (Lazy e Insomnia são bons exemplos), muito eficaz na comunicação e acima de tudo capaz de mostrar a versatilidade que a sonoridade do álbum exige.

O resultado final é um álbum que não pára de nos surpreender pela positiva de cada vez que ouvimos e que desperta a curiosidade para os próximos trabalhos da dupla. Para já podemos ouvir o álbum de remisturas, com o sugestivo nome Remind.State.

Comentários

João Santos disse…
finalmente!welcome!
em grande,logo a falar de hip hop!
ainda não ouvi, mas ja estou a sacar e o de remixes tb!gosto muito dos clipse,do ultimo do nas e na onda grime do album de estreia de lady sovereign,'public warning'.boa estreia.