Hip Hop Classics (9)

Notorious B.I.G. - Ready to Die '94

'I'm slamming niggaz like Shaquille, shit is real
When it's time to eat a meal I rob and steal
'cos Mom Duke ain't giving me shit
so for the bread and butter I leave niggaz in the gutter
Huh, word to mother, I'm dangerous
Crazier than a bag of fucking Angel Dust
When I bust my gat motherfuckers take dirt naps
I'm all that and a dime sack, where the payback?'

Christopher Wallace, aka Biggie Smalls, aka Notorious B.I.G., morreu assassinado com apenas 24 anos em 1997, deixando para tras apenas dois albuns, 'Ready to Die' de '94 e 'Life after Death' de '97, mas isso não o impediu de ser o mais influente mc de todos os tempos, de equilibrar a batalha entre west coast e east coast que na altura pendia para a west e que este rapaz de muitos quilos de Brooklin, New York, fez voltar a pender para a east, juntamente com Nas, Wu-Tang Clan ou Jay-Z, seu protegido quando ainda era vivo e desde ai seu discipulo assumido.
E o que fez isso acontecer, já que Biggie não era propriamente bem parecido ou comercial, e mesmo assim esta estreia em '94 foi quadrupla platina nos states?

'She mad because what we had didn't last
I'm glad because her cousin let me hit the ass'

Talvez o facto de provavelmente ser o mc mais dotado de todos os tempos com um flow superior ate aos melhores cantores e uma criatividade nas rimas que asombrava. Esteja ele a falar de mulheres, armas, assaltos, vida na rua, receios, assuntos pessoais ou da sua infancia e relação com a mãe, tudo temas focados no album, parece que somos transportados para dentro da historia, como se de um filme mental se tratasse.Talvez o facto de ter deixado dois albuns perfeitos.Talvez ate o ter sido assassinado.

'I love it when they call me Big Poppa
I only smoke blunts if they roll propa'

A verdade é que ainda hoje, o dialogo que trava consigo proprio em 'The Loot', é um marco do hip hop, parece impossivel acreditar que não há outro mc na faixa! Classicos no album são aos montes,com as produções de Easy Mo Bee, Sean 'Puffy' Combs (nos seus tempos aureos, longe das patetices de P.Diddy, a sua encarnação de agora) ou do mestre Dj Premier, a servirem de base perfeita as rimas que literalmente cuspia no mic. Ainda hoje soam frescas.
Nem a serie de albuns postumos a tentar explorar o filão foram suficientes para abanar o mito, deste senhor. Rest in Peace Biggie!

'When it comes to sex, I'm similar to the thriller in Manila
Honeys call me Bigga the condom filler
Whether it's stiff tongue or stiff dick
Biggie squeeze it to make shit fit, now check this shit
I got the pack of Rough Riders in the back of the Pathfinder
You know the ep along by James Todd Smith
I get swift with the lyrical gift
Hit you with the dick, make your kidneys shift'

Word.

Comentários