Listas, soltas e por ai

Listas
Os Battles são de facto um projecto inovador e o seu album 'Mirrored' vai com certeza constar de muitas listas de melhores do ano, agora que elas começam a aparecer. Uma das primeiras a aparecer, no contexto nacional, é a da (agora) revista Blitz, que de certa forma surpreende ao escolher para 1º os Lcd Soundsystem, que fogem ao habitual espectro maioritariamente rock da Blitz. Outros nomes presentes são: The National e M.I.A.( surpresa ainda maior) que completam o podio e depois coisas como Amy Winehouse, Animal Collective, !!!, Battles, Kanye West, Radiohead ou o projecto da Kompakt The Field. Pena os nomes de Matthew Dear ou Modeselektor não constarem dos 20 mais. No plano nacional o escolhido foi o 3º album dos Wray Gunn, numa escolha que me parece acertada num ano em que ao contrario do panorama internacional, a produção nacional desceu de qualidade. Já o David Fonseca em 4º enfim...

Soltas
No capitulo das caves barulhentas, baixos subsonicos e trepidações, tudo vai bem. O dubstep teve um ano de afirmação, com bons trabalhos como 'Newstep' de Benga, as compilações da Soul Jazz, Box of Dub (Dubstep and Future Dub) vols. 1 e 2 ou novos maxis de Skream. No capitulo mais calmo mas ao mesmo tempo inquietante o novo de Burial 'Untrue' sobe o nivel e é um grande, grande trabalho.
Tambem o drum and bass esta a passar por uma boa fase. Bons albuns este ano de Tc 'Evolution', Logistics 'Now More Than Ever' (excelente duplo album) ou Matrix and Future Bound 'Universal Truth'.

Os Lcd Soundsystem vão estar tambem em varias listas dos melhores senão em todas (mereciam..) e agora arriscam-se a estar presentes com dois titulos, depois da saida de '45.33', tema de mais de 45 minutos, dividido agora em 6 faixas, com mais 3 faixas de bonus a completar o embrulho. Divagações à lá Lcd no seu melhor, uma maquina de som e creatividade imparavel.
Recorde-se que originalmente o tema foi a resposta a uma encomenda da Nike para um tema que servisse de fundo musical a uma sessão de exercicio fisico...

Por ai...
Perto do natal surgem sempre as compilações, reedições, edições de colecionador, dvds, etc para nos ajudar a esvaziar o bolso e a encher a mente. A obra completa dos Joy Division foi relançada com 2º cd extra ao vivo, os grandes Led Zeppelin tem nova compilação dupla com dvd ao vivo extra (deve provar que eles eram excelentes ao vivo e que a voz de Robert Plant é unica).
A edição que mais me diz no entanto é o dvd de 'Mtv Unplugged' dos Nirvana, gravado em 1993 e editado em cd em '94 já depois da morte de Cobain. Um grande espectaculo com direito no dvd a totalidade da duração com as pausas entre musicas e tudo. Um documento obrigatorio e indispensavel dos anos 90, no projecto mais marcante do rock dessa decada.

E já agora vejam o video dos Battles aqui em baixo...

Comentários