Hip Hop Classics (3)


«You are now about to witness the strength of street knowledge! »

É assim, com esta mítica advertência, que começa um dos mais revolucionários álbuns do Hip-Hop. O mês de Agosto de 88 tornou-se especialmente escaldante quando das atribuladas ruas de Compton, South Central L.A., saiu um álbum que continha faixas que se tornaram hinos, hinos que gritavam «Fuck tha Police». Era o início do Gangsta Rap, o mais polémico subgénero do Hip Hop. O álbum : Straight Outta Compton do colectivo N.W.A. (Niggaz With Attitude).

Com uma formação que incluía entre outros Eazy-E, Ice Cube, MC Ren e Dr. Dre, todos eles artistas que fariam carreiras importantes a solo, os N.W.A. têm que ser considerados o primeiro super-grupo do Hip Hop. Depois de um bem sucedido primeiro álbum (N.W.A. and the Posse chegou a ouro) lhes ter garantido a atenção dos media e da tribo do Hip Hop, os N.W.A. fazem do “difícil” segundo álbum uma obra com impacto devastador, abordando de forma explícita temas quentes como a violência policial e o racismo, disparando rimas letais sobre o governo e os seus tentáculos, advogando valores como o materialismo e o machismo ou falando despreocupadamente das suas ligações ao mundo do crime.

Totalmente produzido por Dr. Dre e Dj Yella, este é o álbum onde pontificam faixas que se tornaram clássicos eternos como Straight Outta Compton, Fuck Tha Police, Gangsta Gangsta ou Express Yourself, cometendo as proezas de chegar a tripla platina e definir um género sem o suporte do air play nas rádios devido à natureza demasiado explícita das letras.

A personalidade volátil e conflituosa dos seus membros não permitiu que os N.W.A. durassem mais que cinco anos (86-91), mas a efemeridade do colectivo não impediu que a conceituada Roling Stone os incluísse na sua lista dos 100 melhores artistas de sempre!

Word!

Comentários

João Santos disse…
O aparecimento de Dr.Dre, um dos melhores produtores de sempre, Belos mc´s como Cube e Easy-E, temas polemicos. Um classico.
Express yourself e das minhas musicas preferidas de sempre.