Oh my God it's the Funky Shit!

'They started spreading rumors about my state
You know how it goes around this place
Now and then they just need someone to screw'

New York : early 80's
Provenientes de familias de classe media alta de Nova Iorque, Mca, Ad Rock e Mike D resolveram, depois de passarem a fase adolescente em bandas punk/hardcore de garagem desafiar os canones do hip-hop conforme eles existiam na altura e formarem a primeira banda branca (e de fora do gueto) de hip-hop.

'No sleep 'till Brooklin'
Conseguiram o mitico produtor (ligado ao rock mais pesado,pelo menos ate então) Rick Rubin e gravaram um album, 'Licensed to Ill' corria o ano de 1986, o hip-hop dava os primeiros passos rumo à credibilidade e à força de mercado dominante que agora é. O album foi um sucesso e as suas construcções musicais bastante elogiadas, mas as suas letras machistas e de festa e o seu esprito de parodia criticados.Os Beastie Boys pareciam ser um one hit wonder, não passariam dali.Também o facto de serem brancos lhes causou bastantes problemas ( só mesmo no hip-hop...)
Mas se há coisa que os Beastie tem é convicções e força de vontade e resolveram começar a mostrar isso mesmo a partir dai.Partiram para o segundo album com vontade de fazer algo diferente e completamente novo, em termos musicais e liricos, abandonando o tom jocoso do primeiro album para começarem a falar de temas mais serios.Não perderam nunca o sentido de humor no entanto.
Para esse segundo longa duração, 'Paul's Boutique' tiveram a produção do duo, na altura totalmente desconhecido, Dust Brothers, que mais tarde seriam aclamados pela produção do genial 'Odelay' de Beck e pela autoria da banda sonora de 'Fight Club' de David Fincher.'Paul's Boutique' era um album visionario e arriscado para a altura com uma utilização das tecnicas de corte e costura do sample como até então não tinha sido sequer tentada. Foi ignorado pela critica e pelo publico em geral, mas com o passar dos anos tornou-se um album de culto e mesmo a critica pegou nele para o referir como um marco e um ponto de viragem.
Apesar de o sucesso lhes ter escapado os Beastie prosseguiram na sua rota. Formaram a sua propria editora, a Grand Royal e montaram o seu proprio estudio.Voltaram a pegar nos instrumentos convencionais.Mike toca bateria, Ad guitarra e Mca baixo e contra-baixo.Voltaram a mudar de produtor.E fizeram mais um disco.

'It's so free this kind of feeling
It's like life's so appealing
When you've got so much to say
It's called gratitude and that's right'
Ano:1992.Produtor: o desconhecido brasileiro Mario Caldato jr. ou como os Beastie gostam de o chamar Mario C. Mario incentivou os 3 rapazes a diversificarem o seu som, a fazer instrumentais, a assumirem o risco de tocarem os seus instrumentos em album, a fazerem obras-primas.A primeira surge logo nesse ano, 'Check Your Head'.Temas como 'Pass the mic', 'So what'cha Want' ou 'Namaste' todas são excelentes mas é o conjunto do album na sua variedade desconcertante que surpreende e conquista.

'Because you can't, you won't, you don't stop'
De novo com Caldato, e com a presença repetida mas mais marcante de musicos extra como Bobo (percursionista que habitualmente acompanha os Cypress Hill) e Money Mark (virtuoso teclista com albuns a solo editados pela Mo'Wax de James Lavelle) os 3 +1 (com Caldato) gravam em 1994 'Ill Communication', aquele que mais vezes é apontado como o seu melhor trabalho.De facto é ainda mais variado do que o seu antecessor viajando desde o hip-hop ao funk, do harcore aos ritmos budistas sem perder nunca identidade. Para alem disso tem os seus maiores hinos como 'Root Down', 'Sure Shot' ou 'Sabotage' (este ultimo, com a sua abordagem rock e o excelente e premiado video de Spike Jonze a conseguir conquistar inclusive a maioria rock do momento,o grunge era a força do momento.Foram convidados para o Lolapalooza com grupos como Red Hot, Pearl Jam ou Jane´s Addiction).

'Tell me what makes you so afraid
Of all those people you say you hate
Just give it one time for your mind
And let's try to negotiate'
Na sua terceira e até ao momento ultima colaboração com Caldato(que regressou ao Brasil para trabalhar com o muito dotado Marcelo D2),'Hello Nasty' começaram num caminho a um som mais uniforme, proximo das raizes old-school do hip-hop.Assim, mesmo com uma serie de instrumentais soul/funk/downtempo e de uma colaboração com o guru do dub Lee 'Scratch' Perry o album mostra isso mesma com uma serie de grandes musicas hip-hop como 'Intergalatic' ou 'Just a test'.3 albuns com Caldato, 3 obras magnificas.Muito bem!

'We're just 3 mc's and one dj'
Numa das faixas de 'Hello Nasty' participava Mix Master Mike, talvez o maior dj de scratch de sempre.Deliciados com o seu talento, os 3 mc's convidaram-no para a digressão de promoção ao album e desde então é praticamente o 4º Beastie.Foi com essa formação e um som ainda mais rude e pondo de parte os instrumentais funky que gravaram 'To the Five Boroughs', uma referencia e dedicatoria aos 5 condados da usa New York: Brooklin, Bronx, Queens, Staten Island e Manhattan.Um belo album sem o brilhantismo de outros no entanto.
Desde então pouco se tem ouvido falar deles, se não contarmos com as suas posições activistas nos mais variados assuntos com especial destaque para Mca, para alem da edição de duas compilações e do dvd 'Awsome,I fuckin' shot that!', gravado por 50 espectadores escolhidos no Madisson Square Garden em....Nova Iorque!
Para este ano fala-se de um novo album e confirmada esta já a primeira visita a Portugal.É incrivel como uma banda desta importancia e idade so agora ca chega, mas antes tarde que nunca e pelo menos ainda chegam na posse plena das suas faculdades.
Quero referir tambem que paralelamente a edição de albuns os Beastie foram lançando uma pequena serie de eps.Um deles 'The In Sound From Way Out' ( reunião de alguns dos instrumentais de 'Check your Head' e 'Ill Communication') é imprescindivel e um dos discos mais 'cool' de sempre.

'How you're gonna kick it?
Gonna kick it root down!'

Comentários

Anónimo disse…
Olá!

o texto que escreves está muito interessante, mas o motivo que me traz cá é outro.

Votem nos Ate Run Him para que estes tenham a possibilidade de ir tocar ao Super Bock Super Rock. Para isso basta que se registem no site da marca de cervejas e depois é só votar em Ate Run Him.

O link é:
http://www.superbock.pt/preload2007/default.htm