ali farka touré / toumani diabaté "in the heart of the moon" (2005) e toumani diabaté / symmetric orchestra "boulevard de l'independence" (2006)


Pretexto não houvesse e estaria aqui a falar deste senhor na mesma. Mas há. E bom. Monsieur Toumani Diabaté é o deus da Kora (espantem-se com 21 cordas!!!), esse fabuloso instrumento musical do longínquo Mali, vai inebriar os presentes no SET (Sons em Trânsito) em Aveiro. Recordo o concerto assustador que deu no FMM (Festival Musica do Mundo) de Sines para propalar estes dois fantásticos discos, um dos quais com o seu amigo de sempre, o mago da guitarra e do blues - Ali Farka Touré O primeiro álbum que vos trago é In the Heart of the Moon, dueto entre Touré e Toumani, roda há exaustão há longos meses “no toca fitas” cá de casa. Não há palavras que traduzam a sensibilidade e gentileza que brota deste dueto. Ao nível de duetos inolvidáveis como o de Carlos Paredes / Charlie Hayden ou Chick Corea / Bobby McFerrin. É imperativo ouvi-lo e deleitar-se com a suavidade possível.


O seguinte albúm a servir é o Boulevard de I'Independence exactamente o disco que sucedeu ao fantástico OXFAM Project de Damon Albarn e Toumani. Escutem. Não há palavras para exprimir a que imaginário se reporta este disco.

Ah!... de realçar que este dois albúns fazem orgulhosamente parte da estante reclamando um lugar primeiro…numa estante onde o segundo lugar não existe.

Espera-se um concerto mágico do deus da kora, sem seu Amigo desaparecido Touré, mas com o auxílio voluntarioso da sua Symmetric Orchestra. Venham!

Comentários