14 maio 2010

Yann Tiersen

Eu entendo o conceito do blog: comentar o novo. No entanto não posso deixar de postar sobre o magnífico MÚSICO (sim, este é mesmo músico) que é Yann Tiersen.
Fiquei abismado com a qualidade da música deste senhor.

Yann Tiersen é um compositor minimalista e multi-multi instrumentista francês de 39 anos. Ao Contrário do que seria de esperar, compõe como se tivesse 115.

O seu trabalho mais conhecido é, provavelmente, a banda sonora do filme de 2001, Le Faboleux Destin d'Amélie Poulain (nomeado para 5 Óscares e 12 Césares).

Este súbito interesse surgiu-me ao ouvir pela 31922ª vez a música (que ideia mais antitéctica) Comptine d'un autre été: L'après-midi, mais conhecida que o tremoço. Por acaso até sou possuidor tanto da banda sonora como do filme em que esta música se encontra. Ao ver o filme descobri imensas músicas que já tinha ouvido e gostava, mas que desconhecia o autor.

Utiliza os mais variados instrumentos (como o acordeão) que contêm uma química completamente diferente do habitual, que tornam a sua música extremamente cativante.

Acho que o objectivo do post não fica esclarecido. Não era só informar sobre este músico, era também obrigar a ouvir.

Deixo-vos com um excerto de um concerto de Yann Tiersen, a famosa "Comptine d'un autre été: L'après-midi" e a "La Noyee".
http://www.youtube.com/watch?v=ML4ffX4pvjk
http://www.youtube.com/watch?v=O8ACZ6IyyqM
http://www.youtube.com/watch?v=duGbgrv9LRE&feature=related

1 comentários:

marco costa disse...

e se gostas de yann gostarás ainda mais de zach condon... :)